Delivery do Habib’s implanta projeto inédito de atendimento por robôs de voz

A plataforma de voicebots, desenvolvida pela Talktelecom, é a primeira na América Latina a fazer o atendimento fim-a-fim.

 

O delivery da maior rede de restaurantes de comidas típicas árabes adota plataforma de voicebots da Talktelecom e passa a atender fim-a-fim por robôs de voz. Com alta complexidade, o projeto é inédito na América Latina, já conta com mais de 4.800 áudios de diálogos para a venda de cerca de 600 produtos diferentes e está implantado na Voxline, central de atendimento do restaurante.

 

O projeto começou a ser desenvolvido em outubro de 2018 e entrou em operação no final de fevereiro passado. A plataforma da Talktelecom foi construída com um motor próprio de cognição aberta, que utiliza NLU (natural language understanding) e IA (inteligência artificial), para extrair informações relevantes do cliente e personalizar o atendimento, garantindo uma excelente experiência para o usuário. Melhorias, atualizações e novos itens do cardápio são constantemente inseridos, além de novas palavras, gírias e sotaques.

 

A complexidade do projeto está dividida em três momentos do atendimento: no cadastramento do cliente, na elaboração do pedido e na forma de pagamento. “São mais de 1.600 áudios somente para venda dos combos, três mil com ofertas de produtos diferentes e mais 200 áudios para o cadastro do cliente e para a definição da forma de pagamento. Com isso, após o segundo mês de operação e calibragem dos robôs, já passamos a ser o maior ticket médio em canais digitais.

Nextel conta destaques que deram vida aos seus robôs de atendimento

Há cerca de três anos, a Nextel buscava um parceiro que pudesse oferecer alguns benefícios básicos à operadora e aos seus clientes: atendimento automatizado, redução de custos operacionais e aumento na satisfação do consumidor. Hoje em parceria com a empresa Talktelecom, a Nextel vem alcançando seus objetivos.
Desde julho de 2017, quando as empresas deram vida aos seus robôs de atendimento, os TalkBots, os resultados da operadora têm melhorado, conforme destacou nesta terça-feira (25).
A solução de inteligência artificial e os assistentes virtuais de texto e voz agilizam o atendimento ao cliente e diminuem custos de atendimentos tradicionais. De acordo com a empresa, 95{305e189c5be45677359cd731b6acc83018744e76ccc381ca715f946abff95997} dos custos estão sendo diminuídos em relação aos de atendimento humano interno e 80{305e189c5be45677359cd731b6acc83018744e76ccc381ca715f946abff95997} em comparação ao atendimento humano terceirizado.
Em relação ao número de atendimentos, somente em 2018 foram mais de 1,5 milhão de atendimentos por bots pela Nextel, o que significa 20{305e189c5be45677359cd731b6acc83018744e76ccc381ca715f946abff95997} do total de atendimentos aos clientes (somando bots e humanos).
Assim como vem mostrando em suas campanhas mais recentes, muito da estratégia atual da Nextel é focada no reconhecimento dos clientes, no autoatendimento e na boa qualidade em suas experiências.

“Nosso objetivo era usar automação para proporcionar o autoatendimento aos clientes nos assuntos mais simples e deixar o atendimento humano para assuntos mais complexos e consultivos”, destaca Pedro Arakawa, diretor-executivo de Clientes da Nextel. “Desse modo, damos mais autonomia e agilidade aos clientes enquanto os atendentes se tornam mais estratégicos, prestando um serviço mais dedicado e personalizado nessas questões de maior complexidade”.

A escolha da Talktelecom aconteceu após uma seleção em 2016, que definiu a empresa como melhor parceira na área, assumindo também um modelo de negócio de “share risk”, o que significa que 100{305e189c5be45677359cd731b6acc83018744e76ccc381ca715f946abff95997} da receita do parceiro seja em forma de performance sobre o atendimento ao cliente. A Nextel ganha? Então a Talktelecom ganha também.

Como os TalkBots foram usados pela Nextel?

Desde o ano passado, os bots foram usados no processo de retenção de clientes (PF e PJ), cobrança e upgrade de planos.
A ideia foi levar aos clientes interação por meio de roteiros e diálogos cognitivos, que apesar de serem intermediados por robôs, deveriam passar um aspecto natural na hora da conversa com o cliente e evitar transferências de ligações para vários atendentes, como acontecia no atendimento humano.
O bot deve acompanhar desde a identificação do cliente até a finalização do atendimento, com o objetivo de gerar um alto índice de satisfação.

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